Janela da Abolição
EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Eduardo de Oliveira e Oliveira nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1924. Ao longo de sua vida, Eduardo foi um ativista da causa negra no Brasil e no exterior, além de envolver-se com o teatro, a música, a publicidade e a docência.
Em meados de 1950, mudou-se para São Paulo, onde, em 1960, iniciou o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), concluído em 1964. Iniciando a pós-graduação em 1968, o mestrado em Sociologia, também na USP, estendeu-se por praticamente toda a década de 70, rendendo-lhe uma bolsa da Fundação Ford, em 1977. 1977 foi o ano em que Eduardo organizou eventos importantes como a “Quinzena do Negro da USP” e também o simpósio “Brasil Negro”, na PUC-SP.
Em 1979 foi contratado como docente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde lecionou Sociologia, desligando-se, porém, já no ano seguinte. No decorrer de 1980, Eduardo passa a sofrer transtornos mentais, o que o debilitou profundamente. Em 20 de dezembro de 1980, Eduardo de Oliveira e Oliveira é encontrado morto em seu apartamento em São Paulo.
Eduardo de Oliveira e Oliveira s/d